Descoberta estaria na forma de fósseis de bactérias encontradas em meteoritos caídos na Terra no século 19. Especialistas dizem ser “contaminação terrestre”
Organismos seriam similares às cianobactérias terrestres: organismos parecidos com algas

A descoberta do Dr. Hoover estava encrustadada em meteoritos descobertos na Terra no fim do século 19. Aparentavam fosséis de bactérias comuns; bastante similares, mas ao mesmo tempo bastante distintas do que qualquer bactéria encontrada no nosso planeta. Alguns desses organismos seriam similares às cianobactérias, comuns na Terra. A única diferença entre os fósseis de Hoover e seus “parentes” terrestres é a ausência de nitrogênio em sua composição.
Finalmente, a NASA se manifestou.
Biólogos da agência alegam que os buracos encontrados nos meteoritos podem muito bem ter sido produto de contaminação terrestre - os objetos estão na Terra há mais de 100 anos. Além disso, astrônomos reclamam de pouco acesso ao estudo.
Outra polêmica apontada pela NASA é que o trabalho do Dr. Hoover teria aparecido pela primeira vez em um jornal online chamado Journal of Cosmology sem a validação necessária. Além disso, a publicação já estaria prestes a fechar por problemas financeiros. O próprio editor do "Journal" admite que um assunto polêmico como esse poderia levantar a audiência e ajudar a encontrar um comprador para o site.
A agência Associated Press entrou em contato com vários especialistas – nenhum corroborou os achados do Dr. Hoover. O próprio doutor foi procurado pela Agência, mas não teria retornado nem a emails nem a telefonemas.
Entre os especialistas ouvidos, pelo menos uma voz tenta defender Hoover e sua descoberta. O astrônomo Rudy Schild (da Universidade de Harvard) disse que o estudo já teria passado pelas mãos de vários cientistas – nenhum dos quais ele quis identificar. Para Schild as críticas ao trabalho de Hoover são legítimas, mas ele ainda acredita na descoberta.
Mas o achado de Hoover parece de difícil sustentação, mesmo entre os cientistas que abertamente querem acreditar, como Seth Shostak, astrônomo do SETI – entidade que busca (de forma muito séria) vida inteligente fora da Terra. Shostak teria ficado decepcionado ao ver a pesquisa de Hoover.
“Parece muito duvidoso, o que é vergonhoso de vários pontos de vista. Mas é assim que a ciência funciona: pessoas fazem declarações que geralmente não se sustentam”, disse Shostak à AP.
A polêmica deve continuar nos próximos dias.
Creditos:Nova era Da Ufologia
0 comentários:
Postar um comentário